Os polímeros sintéticos foram desenvolvidos na década de 1960, sendo muitos deles recomendados para uso agrícola como condicionadores de solo por melhorarem as propriedades físico-químicas dos solos, reduzirem o número de irrigações e as perdas de nutrientes e diminuírem os custos no desenvolvimento das culturas. Polímeros hidroretentores são produtos naturais (derivados do amido) ou sintéticos (derivados do petróleo), que são valorizados por sua capacidade de absorver e armazenar água.

Os mais utilizados são os sintéticos, como a propenamida (denominados de poliacrilamida ou PAM) e os co-polímeros, como a propenamida- propenoato (conhecidos como poliacrilamida-acrilato ou PAA), usados como floculantes em fraldas e outros artigos sanitários, e para depósitos de líquidos químicos residuais.

Em espécies florestais, o hidrogel é amplamente utilizado, inclusive no Brasil, onde várias empresas o utilizam em escala operacional, como é o caso de empresas reflorestadoras que conseguiram reduzir os custos de plantio de eucalipto em 8% no primeiro ano, chegando ao final do ciclo de sete anos com economia de 3%.

Foi verificado que a eficácia de hidrogel no plantio em covas manuais de E. urophylla; após nove meses, a testemunha (sem hidrogel + 5 L de água) apresentou 24,3% de falhas, contra 2,7% no tratamento com adição de 0,8 litro de solução (4 g de hidrogel dissolvidos em  5L de água). Outro grande benefício é a possibilidade do plantio de espécies florestais durante o ano todo, facilitando a programação das atividades da mão de obra na propriedade, controle de ervas daninhas, compra das mudas e insumos.

 

Viveiro Lua Nova - Estrada Manoel Guilherme,2.887, bairro: Pouso Alegre , Miguel Pereira, RJ,  CEP 26900-000

Desenvolvimento :  TAG Projetos